O verão 2023 trouxe condições favoráveis para chuvas fortes, granizo, ventanias e raios, e com isso, uma série de problemas para o motorista. Nesta mesma estação, no ano passado, o número de acionamentos de seguro auto por causa de enchentes e alagamentos aumentou 15% em relação a igual período do ano anterior. Os dados são da Youse, plataforma de seguros 100% digital.
As assistências de reboque, auto socorro após pane e meio de transporte alternativo lideraram os acionamentos na seguradora.
A cobertura de alagamento e eventos da natureza garante a proteção do veículo em casos de inundação, granizo, ressaca, ventos fortes e outros eventos naturais com velocidade igual ou acima de 54 km/h. Neste caso, o cliente recebe indenização integral do seguro se o prejuízo do carro ultrapassar 75% do valor definido pela Tabela Fipe – quando os custos ultrapassam este valor, significa que o carro deu perda total (PT). O pagamento da indenização é feito até 30 dias após o envio da documentação.
Além da cobertura para eventos naturais, alguns serviços e assistências também podem ser acionados durante temporais, como reboque, meio de transporte alternativo, higienização e reparos completos.
Se o carro não puder rodar pelos próximos dois dias, as assistências preveem aluguel de carro popular, táxi, e passagens. No caso do carro reserva, o cliente tem direito a usar por até 30 dias um veículo popular ou intermediário, tendo gastos apenas com as despesas extras.